Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Ypadê
Início do conteúdo da página

Sobre o Ypadê

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 16h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 14h13 | Acessos: 1767

O portal Ypadê é uma iniciativa da Comissão Nacional para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT, composta por membros da sociedade civil (representantes de povos e comunidades tradicionais) e governo, que tem como objetivos:

• Apresentar os povos e comunidades tradicionais do Brasil;

• Ser suporte para a identificação, cadastro e divulgação de informações sobre as organizações que lutam pelos direitos desses povos e comunidades.

• Dar transparência aos trabalhos realizados pela Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPTC), instância de participação social que acompanha a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto Presidencial no 6.040/2007).

• Ser um espaço de articulação e de diálogo entre os povos e comunidades tradicionais e outros segmentos da sociedade, como o Poder Público.

A palavra Ypadê tem sua origem no contexto das religiões de matriz africana e tem o significado de encontro, reunião, fazer um trabalho em conjunto, mutirão, pessoas reunidas para celebrar, trabalhar, decidir.

Todas as ferramentas disponíveis no portal foram reorganizadas a partir de uma proposta de site anterior, que foi inicialmente construído pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, organização que atualmente representa os Geraizeiros na CNPCT. Os 28 povos e comunidades tradicionais que possuem assento na Comissão estão aqui representados, com um banco de informações, vídeos e imagens sobre cada um, bem como suas organizações representativas têm espaço para se cadastrarem.

Também há espaço para notícias, agenda de eventos e editais de interesse dos povos e comunidades, link para a rede social Facebook e cadastro para receber informes regulares sobre a CNPCT e outros assuntos afetos a estes atores sociais. Possui ainda uma ferramenta de fórum e espaço para reuniões virtuais que pode ser utilizado pelos povos e comunidades cadastrados no portal.

Valorize a identidade dos povos e comunidades tradicionais! Seja bem vind@!

Acesse: como colaborar com o Ypadê.

registrado em:
Fim do conteúdo da página