Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Povos e Comunidades
Início do conteúdo da página

Povos e Comunidades Tradicionais

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 15h53 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 17h56 | Acessos: 2231

Seja bem-vind@! Esta área do portal Ypadê contém informações sobre 28 Povos e Comunidades Tradicionais tais como descritos no Decreto-Lei nº 6.040/2007. Aqui você encontra as seguintes informações sobre cada povo/comunidade:

Introdução / Histórico / Características – Um texto introdutório sobre cada Povo ou Comunidade Tradicional. Qual a sua origem, suas principais características, modo de vida e os principais desafios que enfrentam na atualidade.

Publicações – Galeria de artigos, textos, cartilhas e outras publicações eletrônicas sobre o povo/comunidade.

Galerias de vídeo e fotos – Referentes a cada povo/comunidade.

Links relacionados – Sites, blogs e outros endereços eletrônicos.

Se você faz parte de um Povo/Comunidade Tradicional e quer enviar sugestões de textos, fotos, vídeos e outros, encaminhe-os para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Quem são os Povos e Comunidades Tradicionais

Caiçaras, faxinalenses, povos de terreiros, quilombolas, indígenas, ciganos: o que estes e outros grupos têm em comum? São todos considerados povos e comunidades tradicionais, reconhecidos como “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição” (PNPCT, 2007).

Os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão presentes em praticamente todos os estados. De sua totalidade, 28 segmentos diferentes, que se agrupam de acordo com características sociais, culturais, econômicas e pelo critério da autodefinição, estão representados atualmente na Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).

Muitos destes povos e comunidades extraem da biodiversidade brasileira os recursos para sua manutenção e reprodução social e lutam para preservar sua identidade e territórios. A valorização de aspectos culturais como festas, religiosidade, os modos de vida e produção caminha lado a lado com o processo de organização social desses grupos, visando tratar de questões essenciais a esses segmentos como: o acesso ao território, à terra; o enfrentamento de processos discriminatórios e de ameaças à sua cultura e modo de viver.

Povos e Comunidades Tradicionais

registrado em:
Fim do conteúdo da página