Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias > Coordenação geral do CIR é reeleita na 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima
Início do conteúdo da página

Coordenação geral do CIR é reeleita na 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 15h00 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 15h00 | Acessos: 648

Resultado foi anunciado após um processo de três meses de votação em 230 comunidades indígenas

  

As comunidades indígenas reelegeram a mesma coordenação geral que há quatro anos está à frente do Conselho Indígena de Roraima (CIR), desenvolvendo atividades junto aos povos indígenas de Roraima. 

A reeleição da coordenação composta pelos coordenadores, Mario Nicacio (coordenador geral), Ivaldo André (vice-coordenador) e Telma Marques (secretária do movimento de mulheres indígenas), ocorreu na 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada entre os dias 11 a 14 de março, no Centro Regional Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com a presença de mais de mil participantes, entre lideranças indígenas dos povos indígenas Macuxi, Wapichana, Patamona, Taurepang, Sapará, Ye'kuana, Yanomami e Wai-Wai, representantes de organizações indígenas locais e regionais, de entidades parceiras e instituições públicas. 

A comissão eleitoral formada por lideranças indígenas de diferentes regiões anunciou o resultado logo no primeiro dia da Assembleia Geral, após um processo de três meses de votação nas 230 comunidades indígenas, divididas nas dez regiões ligadas ao CIR. Mario Nicacio, Wapichana, reassume a coordenação geral com 3.154 votos, o vice-coordenador Ivaldo André, Macuxi, com 1.248 e a secretária do movimento de mulheres indígenas Telma Marques, Taurepang, com 2. 633 votos. 

Ao reassumir mais um mandato, o jovem coordenador do CIR perante as lideranças indígenas fez o pronunciamento de compromisso, continuidade de trabalho junto às comunidades indígenas de Roraima, de reconhecimento pelo aprendizado que vem adquirindo ao longo da atuação na organização indígena, além de prestar esclarecimento quanto à participação na política partidária. 

“A decisão que tenho é que a minha permanência seja somente no CIR, anulando toda e qualquer informação sobre indicação de cargos em instituições públicas, pois vejo que precisamos valorizar de fato o que temos na nossa organização indígena, uma atuação árdua que vem sendo realizado por toda coordenação geral, mas que tem alcançado resultados bastante positivos”, disse Mario Nicacio. Na oportunidade agradeceu a confiança depositada pelas comunidades indígenas em acreditar na atuação de mais um mandato de dois anos. 

A cerimônia de posse ocorreu na madrugada do dia 15, após o encerramento da aprovação das propostas e aprovação do documento final da Assembleia, com a participação das lideranças indígenas, mulheres e jovens indígenas. O documento com as deliberações e aprovações da Assembleia Geral para os próximos dias será encaminhado às autoridades públicas e publicado oficialmente.

 

Fonte: Conselho Indígena de Roraima    

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página