Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias > Bonfim (RR), co-oficializa línguas indígenas Macuxi e Wapixana
Início do conteúdo da página

Bonfim (RR), co-oficializa línguas indígenas Macuxi e Wapixana

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 17h42 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2016, 17h43 | Acessos: 135


O município roraimense é o terceiro do Brasil a adotar línguas indígenas como idiomas oficiais

 

 

No final de 2014, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores do município de Bonfim, e sancionada pela prefeita Lizete Spies, a co-oficialização das línguas Macuxi e Wapixana, junto ao português, como línguas oficiais da cidade.

 

A mudança, proposta por líderes comunitários e professores de línguas indígenas da região, vinha sendo discutida desde 2012 com a Prefeitura e Câmara de Vereadores da cidade e foi mediada e apoiada pelo Instituto Insikiran (http://ufrr.br/insikiran/), ligado à Universidade Federal de Roraima (http://ufrr.br/).

 

A partir de 2015 o município, em conjunto com instituições estaduais e federais, terá cinco anos para contratar professores e intérpretes dos idiomas para que seja implementada a inclusão de ambas no currículo escolar e nos serviços públicos ligados municipais. Além dessas medidas, o município deverá também oferecer materiais impressos nos idiomas, como livros didáticos, placas de trânsito e documentos oficiais. 

 

Atualmente a cidade conta com cerca de 11 mil habitantes, sendo 40% da população indígena pertencente às etnias contempladas. Com a inclusão dos idiomas Macuxi e Wapixana, Bonfim se equipara à duas outras cidades do país que também oficializaram línguas indígenas: São Gabriel da Cachoeira (AM), que possui como línguas co-oficiais Nheengatu, Tukano e Baniwa, e Tacuru (MS), onde o Guarani foi reconhecido como a segunda língua oficial.

 

Conheça mais sobre os idiomas e os povos Macuxi (http://pib.socioambiental.org/pt/povo/makuxi) e Wapixana (http://pib.socioambiental.org/pt/povo/wapixana).

 

  

Fonte: EBC

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página