Bonfim (RR), co-oficializa línguas indígenas Macuxi e Wapixana
O município roraimense é o terceiro do Brasil a adotar línguas indígenas como idiomas oficiais
No final de 2014, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores do município de Bonfim, e sancionada pela prefeita Lizete Spies, a co-oficialização das línguas Macuxi e Wapixana, junto ao português, como línguas oficiais da cidade.
A mudança, proposta por líderes comunitários e professores de línguas indígenas da região, vinha sendo discutida desde 2012 com a Prefeitura e Câmara de Vereadores da cidade e foi mediada e apoiada pelo Instituto Insikiran (http://ufrr.br/insikiran/), ligado à Universidade Federal de Roraima (http://ufrr.br/).
A partir de 2015 o município, em conjunto com instituições estaduais e federais, terá cinco anos para contratar professores e intérpretes dos idiomas para que seja implementada a inclusão de ambas no currículo escolar e nos serviços públicos ligados municipais. Além dessas medidas, o município deverá também oferecer materiais impressos nos idiomas, como livros didáticos, placas de trânsito e documentos oficiais.
Atualmente a cidade conta com cerca de 11 mil habitantes, sendo 40% da população indígena pertencente às etnias contempladas. Com a inclusão dos idiomas Macuxi e Wapixana, Bonfim se equipara à duas outras cidades do país que também oficializaram línguas indígenas: São Gabriel da Cachoeira (AM), que possui como línguas co-oficiais Nheengatu, Tukano e Baniwa, e Tacuru (MS), onde o Guarani foi reconhecido como a segunda língua oficial.
Conheça mais sobre os idiomas e os povos Macuxi (http://pib.socioambiental.
Fonte: EBC
Redes Sociais