Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Indígenas
Início do conteúdo da página

Indígenas

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 15h13 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2016, 15h57 | Acessos: 825

Introdução

Não existe uma cultura indígena única no Brasil. Os povos indígenas são bastante heterogêneos, existindo atualmente mais de 300 etnias conhecidas. Em comum, todos se reconhecem como descendentes dos habitantes originários do Brasil, sociedades que já estavam presentes antes da colonização europeia. A relação próxima e intensa com seus territórios também é forte fator de união, expresso no profundo conhecimento do ecossistema onde habitam. Estes povos compartilham a luta pela manutenção de seus modos diversificados de vida e travam conflitos seculares pelo direito de existência.

Como cidadãos brasileiros, os indígenas são recorrentemente marginalizados pelo Estado, preteridos em nome de grandes obras e projetos econômicos.

A raiz do termo “índio“ tem a ver com uma inicial confusão causada pelos europeus ao chegarem às Américas. Eles consideravam estar chegando às Índias e se referiram às pessoas que encontraram como sendo habitantes deste local. Da mesma forma, a América foi chamada por certo tempo de Índias Ocidentais. O termo mais correto ao se referir a estes povos originários é indígena.

Fim do conteúdo da página