Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Andirobeiras

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 18h14 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 17h20 | Acessos: 723

Histórico 

O extrativismo tem sua origem com a agricultura familiar pré-colombiana. Como as técnicas de cultivo foram se aprimorando, as pessoas que ainda mantém uma cultura extrativista na forma original são consideradas isoladas, invisíveis e erroneamente definidas como atrasadas.

As comunidades que se caracterizam como andirobeiras em geral também constituem outros núcleos dos Povos e Comunidades Tradicionais reconhecidos, como ribeirinhos e quilombolas. Porém, a sua autodefinição se sustenta no fato de a produção da vida material e dos modos de vida destas comunidades se basearem e se focarem na extração e beneficiamento da andiroba, mais do que em outras características comuns a outros povos e comunidades tradicionais.

Mesmo quando não se constituem de forma organizada, como em uma cooperativa, as comunidades que convivem com a extração da andiroba envolvem-se de forma ativa e buscam engajamento e espaço, dando voz e lutando por suas necessidades, exercendo seu papel social, político e ambiental.

Fim do conteúdo da página